sábado, 28 de março de 2009

Música da Semana: The Cure "Wish"

Façam já play para irem ouvindo uma das canções desta semana...

The Cure "Trust" (live in Gastonbury '95)


Há bandas que são icónicas pelas mais diversas razões.
The Cure é uma delas... e de que maneira!

É icónica não só pela eterna enorme cabeleira de Robert Smith e os seus lábios pintados de vermelho vivo.
São icónicos por serem uma banda única, com sonoridade gótica e com visual á altura, vestimentas negras que estabelecerem como o padrão do género há algumas décadas... uma banda que já nos chega desde os anos 70!!! Precisamente desde 1976.

Não posso dizer que fui desde sempre um adorador de tudo o que a banda fez. também nunca me identifiquei com o movimento gótico e aquelas vestimentas negras. Mas as canções deles... isso já é outra conversa.

Há sempre aqueles temas incontornáveis, tais como "Love Song", "The Lovecats", "Close To Me" ou o eterno super-hit de sempre "Boys Don't Cry".
No entanto, se apesar de não me identificar com tudo que faziam, há um álbum deles que idolatro fervorosamente e ao nível de degustação segundo-a-segundo:
"Wish" (1992)

É um álbum que foi marcante na minha juventude. Um dia um tipo deu-me uma cassete com o "Wish" e nunca mais larguei aqueles minutos de música. Se na altura o Walkmen era o rei, ainda hoje habita facilmente cá nos meus iPod nano e iPhone.

Curiosamente são as faixas mais densas e dramáticas que tornei inseparáveis. Todo o álbum é saboroso mas há momentos mais intemporais que outros, tais como os temas "Open", "Apart", "From the Edge of the Deep Green Sea", "Trust", "A Letter to Elise", "To wish impossible things" e "End".
São temas como os que sublinhei a bold que fazem o tempo ficar suspenso. Os arranjos a piano e as cordas de violino, ombreados pelas guitarras hipnóticas e tridimensionais, onde são sobrepostas as letras que R. Smith canta ora tristes, ora enigmáticas, ora românticas.

Um álbum muito alternativo, melancólico... é certo mas pujante.
Maravilhoso!

Recentemente, em 2008, lançaram um novo álbum, o "4:13 Dream", que já vou ouvindo há algum tempo (sacado e já sem a dedicação de outros tempos, por ter menos tempo) e que tem uma sonoridade que curiosamente remete imenso para o "Wish". Chega mesmo a parecer um continuação (basta ouvir as duas faixas de inicio e algumas mais à frente) mas é só isso... pois não está ao mesmo nível por tem vários momentos muito entediantes que abalam a unidade do álbum como um todo.

Deixo-vos com mais uma performance ao vivo de "Wish". É que não há videos das canções que pretendo destacar...

"Apart" (live in London '92)


Sem comentários: