sexta-feira, 13 de março de 2009

Música da semana: Bob Dylan no inicio de Watchmen

A sequencial inicial do filme Watchmen é fabulosa e reveladora, pois está rica em detalhes sobre momentos por contar no filme.

Um dos detalhes mais importantes é a própria canção dessa sequência (a razão deste artigo), "Times they are a-changin'" de e interpretada por Bob Dylan (que é igualmente também uma das referências que surge na BD original), que assenta como uma luva na sequência.

Bob Dylan "Times they are a-changin'" (1964)



O mais entusiasmante é realmente a atenção de Jack Snyder aos vários detalhes na produção de cada cena, que são autênticos easter-eggs saborosos.

Tais como a presença da capa da primeira edição da BD de Batman numa das paredes, a semelhança do avião com o célebre Enola gay, o momento á mesa a lembrar a célebre pintura "A última ceia de Cristo" de Leonardo Da Vinci, a cena do assassinato do presidente JFK pelo Comediante, a ironia da morte de um dos Minutemen devido á sua capa, a presença do globo das memórias de Silk Spectre II (quando esta o recorda em Marte), a presença de celebridades como Andy Warhol ou de David Bowie com Mick Jagger, etc...

Capa da 1ª edição de Batman na parede e no lado esquerdo um casal de ricos iguais aos pais de Bruce Wayne (verifiquem as semelhanças na imagem em baixo)


O 82 "Enola gay"


A célebre ceia
(veja outras influências semelhantes de Leonardo Da Vince, clique aqui)


Relaciona-se o assassinato com o Comediante mas... o mais impressionante é a conivência de Dr.Manhatan, (que vê o passado e futuro em simultâneo) pois já sabia mas não se importa com isso (remete para o seu ponto de falência moral e humana). Reparem no video que momentos antes está a apertar a mão do presidente...


Um dos Minutemen, Dollar Bill, na cena da sua morte ao ficar preso pela sua capa na porta do banco que lhe desenhou o fato e o contratou para defender o banco...


O globo que Laurie (Silk Spectre II) recorda em Marte das suas memórias de infância


Ozymandias acenando a David Bowie e Mick Jagger!!!


Segundo Snyder, ele havia feito muitas cenas para incluir na sequência mas como se tornava muito longa teve de fazer cortes (um deles era relacionado com o Comediante a levantar a célebre bandeira americana em Iwo Jima). Esperemos que a edição em DVD, que terá uma versão mais longa do filme (mais completa -o filme foi reduzido para se enquadrar melhor com as exibições em sala), traga o resto das imagens que preparou.

7 comentários:

Nuno Pereira disse...

Snyder é um visionario, muito bom generico, tal como todo o filme e para ver e rever e rever. A banda sonora também foi toda ela muito bem escolhida adapta-se a todas as cenas.

ArmPauloFerreira disse...

Exactamente!
A BSO é fabulosa e nos dias de hoje até invulgar e corajosa. Tudo boa música!!!

tratamentodecanal disse...

po voces viram a tirada com akela famosa foto do marinheiro e da enfermeira?muito massa bootar a lesbica fazendo akela foto ..muito bomj mesmo o filme..e pela primeira vez os americanos ganharam o vietnam,só mesmo com o doutor manhattan..valeu

ArmPauloFerreira disse...

a sequência inicial é mesmo potente sim e cheia de preciosidades muito bem encenadas.

Luiz Augusto Estacheski disse...

tem referência de VÁRIAS fotos clássicas nessa introdução

mas paguei pau em tu ver a referência ao Batmam, se bem que dando uma olhada agora, dá pra ver a capa dessa primeira edição do morcego ali no lado oposto aos 'pais' do Bruce. de qualquer forma, parabéns ter sacado essa.

Luiz Augusto Estacheski disse...

opa... tu falou da capa né...

ArmPauloFerreira disse...

A sequência inicial do Watchmen é mesmo qualquer coisa de grandiosidade. Coloca-nos dentro do passado dos Minutemen, faz a ponte com muitas situações clássicas e estabelece a sua própria realidade alternativa.

Obrigado, pelo agradecimento da cena do Batman e também, pela da capa (que é a razão de alguns dos Watchmen, não usarem capa...)