segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Costuma esquecer cds e dvds na drive do seu Mac?

Recorrentemente acontece de por vezes deixarmos esquecidos dentro da drive do nosso Mac um cd ou dvd. Só notamos que ficou lá dentro quando lá queremos empurrar outro lá para dentro (Macs só com a ranhura) ou quando abrimos a drive (nos de ejectar uma gaveta).
É uma chatice ficamos no momento com dois discos na mão.
Uma forma de evitar esta situação é recorrendo ao auxilio de uma simples aplicação que faz mais visualmente do que parece.
Instale gratuitamente no seu Mac a pequena aplicação "Disctop" (clique no nome -pessoal do Windows não há nada disto para vós... eh eh eh).

O "Disctop" é uma aplicação utilitária que se instala unicamente por um painel nas Preferências de Sistema.
É muito útil porque simplesmente apresenta uma imagem de um disco no ecrãn do seu Mac. Só isto...

O primeiro iMac G5 foi o "culpado" desta feliz ideia.
Afinal se estamos a meter os discos no monitor, então porque não ele mostrar o que está lá dentro?
Esse foi o ponto de partida dos criadores desta invenção, que até desenvolveram desktops específicos que simulam as entranhas do que está por trás do monitor do iMac (também têm para outros Macs), criando a ilusão de que o ecrãn é transparente.
Digam lá se a Apple não motiva e inspira a malta...
Vejam um exemplo do desktop do Mac aqui do vosso escriba.


O Disctop acrescenta ainda algumas funcionalidades na visualização do disco no ecrãn. Por exemplo se colocarem discos originais como filmes em DVD ou um cd musical, o disco ao invés de mostrar um disco virgem apresenta-os com a ilustração da capa.
No painel de controle deste utilitário também temos a possibilidade de afinar os tempos das ejecção dos discos (as imagens virtuais no desktop) parq que a simulação de saída seja coincidente com a saida do disco real. No meu iMac, a boa afinação que lhe dei por vezes até me provoca sustos pois parece que o disco até vai cair pelo iMac fora.
Há utilitários fantásticos, não há?



As simulações artísticas: a ilusão dos monitores transparentes

Já que falo aqui em simular cenas nos monitores, faz-me recordar um movimento ainda mais extremo que se passou há alguns anos e que ainda vai acontecendo.
Há alguns anos surgiu na net um movimento que pretendia simular os monitores dos computadores como se fossem autênticas janelas transparentes.

O método consistia na tiragem de fotos do local onde era colocado o computador/monitor, colocar a foto como wallpaper e depois voltar a fotografar tudo em conjunto. Simples e totalmente manual (não envolvia programas nenhuns), esta técnica laboriosa mas de efeito muito interessante provocou uma onda de euforia artística na net.
Era uma arte e uma moda entre geeks IT como podem ver nestas imagens do Flicker (tem lá imensas).


Hoje em dia, nem o recente iPhone escapou à moda...
(clique nas imagens para ampliar)


Preparem lá as vossas cameras!

Esta publicação foi republicada em 16 de Outubro, com actualização do texto para não induzir erradamente em erro de que é uma aplicação que faz isto dos monitores transparentes, inclusão do Flicker e com mais uma imagem (a de um PC também).

3 comentários:

Jorge disse...

Wow! Como é que a tecnologia da transparência funciona e onde a posso arranjar?
Obrigado.

Jorge disse...

Ou será que é mesmo só uma foto como wallpaper?!

ArmPauloFerreira disse...

É mesmo só uma foto a fazer de desktop. A foto é tirada laboriosamente para dar essa ideia de janela de vidro. Qualquer um pode fazê-lo mas dá algum trabalho...

Quanto ao Disctop é um utilitário muito útil. Se colocares um filme de dvd ou um cd audio original, ambos de títulos conhecidos e bastante comerciais, o disco aparece no desktop ilustrado com a capa.
Gratuito. Vale bem a pena.