segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Um detalhe das contas Hotmail

Certo dia começo a receber de uma vez muitos e-mails que havia enviado a uma pessoa.
O facto intrigou-me pois parecia que todas as recentes comunicações estavam a ser devolvidas. O que me fustigava ainda mais o pensamento era que os e-mail vinham todos de uma conta hotmail. Nunca me tinha acontecido isso...

Mais tarde encontrei a pessoa no chat, no seu MSN (e eu no meu iChat é claro!).
- Olha, recebi de volta os e-mails que te enviei recentemente. O que se passa? - perguntava eu.
- Nada! Não sei... - respondia-me
- Recebi os e-mails que te tinha enviado há dias. Todos aqueles com cenas engraçadas. Tu chegaste a vê-los? - investia eu.
- Já tinha visto há muito. Desde que os mandaste. Eram todos fixes! - respondeu-me novamente
- Não percebo porque me vieram todos para trás... Fizeste alguma coisa aí no teu sistema? Alteraste ou mudaste alguma coisa no Hotmail? - perguntava eu mais objectivo.
- Não nada de especial. Só estive a esvaziar os montes de cenas que tinha na conta. Deitei-os ao lixo para desocupar. Só isso!?!... - respondia-me.

O que se passou aqui nesta situação: a pessoa em causa é muito fresca nisto da tecnologia mas tentou fazer algo bem no seu primeiro PC (Windows Vista). Foi à conta Hotmail, seleccionou os e-mails que já não queria e clicou num botão para os enviar para o "Lixo".
Reparem na imagem e vejam se conseguem perceber.


Pois é, a pessoa em causa com os seus poucos conhecimentos escolheu a opção "Lixo Electrónico".
Na verdade, para um leigo parece ser a opção correcta pois é aquela que diz lixo mas no Hotmail é a opção "Excluir" que tem o procedimento de eliminar os mails recebidos, embora o termo brasileiro não pareça assim tão obvio na nossa linguagem prejudicando o leigo português que não esteja familiarizado com estas coisas.

Pois é a Microsoft tem aqui uma situação que poderia estar bem melhor...
Leva o utilizador mais simples a ser induzido erradamente, pois o termo "Lixo Electronico" não é para mim o mais adequado pois poderiam ter escolhido o termo "Indesejado" ou "Spam".
Quanto a deitar fora os e-mails poderiam ter ao invés de "Excluir", termos como "Eliminar", "Apagar" ou... "Lixo".

Curiosamente, o Gmail tem o mesmo termo para deitar fora mas quanto aos e-mails indesejados estes estão designados de spam e a função embora esteja junto do botão "Excluir", tem inclusive uma designação mais esclarecedora do que fará que é "Denunciar Spam" bem explicito.
Reparem na imagem.
No Hotmail o que falha é a ergonomia do site. Tudo juntinho e tal...  mal estruturado... só dá asneira!
Ao passo que o Gmail está mais bem pensado. Não é à toa, que dos meus contactos (a maioria) esta situação caricata nunca sucedeu. São opções que estas empresas tomam...

Faço ideia nesse dia a actividade da conta pois ao passar a ser considerado spam, eu e todos os outros, começamos a receber tudo o que havíamos enviado e em massa. Eu não fazia ideia que o filtro do Hotmail funciona assim, devolvendo as mensagens recebidas.
Há coisas que não se compreendem...

Sem comentários: