quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Quem fala de novas tecnologias para as empresas?

O Mac OS X Leopard vai sair dentro de dias e toda a gente do mundo tecnológico e em especial do mundo Apple, falam dele incluindo eu, como se estivesse a chegar aí o Messias. Talvez fazendo uma analogia com o iPhone: o JesusOSX!

Vantagens, novas funcionalidades, etc, etc. Mas tem me ocorrido pensar que junto do Leopard também sairá uma espécie de primo com outras vocações para grupos de utilizadores: o Mac OS X Leopard Server


O meu espanto tem sido que muito poucos dão atenção a esta variante porque a razão dele é ser dirigido a grupos de utilizadores, logo a ambientes mais empresariais. E como é apanágio nestas coisas se é para as empresas não se fala nisso pois os interessados que se eduquem. Estando eu na área das artes gráficas de impressão, tem sucedido esse sentimento crescentemente.

Qualquer produto novo é alardeado até à estratosfera de vantagens e promessas de que vai melhorar tudo o que se faz e tal. Mas só acontece quando são produtos que podem ser dirigidos tanto ao utilizador curioso lá de casa como ao utilizador profissional. Dou o exemplo do Photoshop que serve ambos os lados.
Se for algo que só os profissionais vão entender ou necessitar então esses que "se f_dam". Ficam no escuro. Sozinhos.

Com o novo Leopard Server, esperava mais palavras espalhadas não sobre o produto propriamente mas o que ele poderá dar a grupos de utilizadores num mesmo espaço (ou não) dentro de empresas.
Acredito piamente que ele poderá revolucionar a forma de funcionar de um grupo Mac e espero que esta versão Server invada também os grupos Windows dando-lhes capacidades não relatadas e imaginadas ainda.
Afinal, uma empresa que tenha vários Macs a funcionar cada um com a versão utilizador simplesmente, pode também viver alguns dilemas.


Por exemplo, vamos imaginar...

... 5 Macs ao inicio do dia de trabalho. Arrancam e é lhes indicado um novo update de sistema tipo Mac OS X 10.5.x de 70Mb. Apartir desse momento são logo gastos 350Mb de tráfego de internet mas com uma versão Server poderiam ser usados apenas 70Mb que ficavam no Server e que disponibiliza uma cópia para cada Mac quando estes arrancam.

Outro ponto interessante será pensar nas comunicações. Concentradas num Server como ponto agregador e cada um dos 5 Macs como filhos, o e-mail poderia ser tratado de outra forma, a internet disponibiizada a todos via server, usar o iChat para falarem e partilharem documentos internamente e externamente (neste ponto do iChat poderia o Server gerar uma gateway jabber para qualquer user poder comunicar com o Messenger), usar o iCal como gestor e agregador da ocupação para ajudar nos planeamentos, etc.

Dá para pensar também nas cópias de segurança do que cada máquina produz pois talvez bastasse ter todo o trabalho sempre dentro da mesma pasta (directório), que o Server se encarregaria de ir a cada Mac e fazer uma cópia todos os dias e só daquilo que mudou (talvez na hora de almoço quando os utilizadores não estão a usar o mac). Quando o Server tivesse um volume já pré-definido passaria a gravar um DVD e estaria já um backup feito e definitivamente sempre salvaguardado todo o serviço de todos os Macs.

Enfim imensas possibilidades, que admito serem possíveis mas que carecem de outra forma de divulgação e mais a sério.


Temos de andar para a frente...

Nas empresas de artes gráficas isto tem sido cada um por si (e não deveria ser assim). Não há regras para o mercado nacional (pelo menos), não se sabe o que é gestão de cor, não se ensinam os programas que os gráficos devem usar de forma standard para um nível de compatibilidade, etc.
E basta dos que vendem anunciando que é o melhor e não sei quê mas que quando é necessária uma intervenção de auxilio ou se faz uma pergunta mais técnica... não sabem nada, mandam ir ver ao site de internet,  estão em reunião, etc...
Tantos problemas que as únicas boas noticias é quando sai um novo Mac OS X ou novo Adobe Creative Suite ou um novo pack CorelDraw Xx (para os do Windows). Sabe a pouco isto assim...


Talvez fazendo entender bem as vantagens do Mac OS X Server, lá se venderia mais um produto e quem sabe por arrasto se teria a justificação de querer também um Apple Xserve...

Era necessário que as lojas que vendem para o público mas que também vendem às empresas, se dedicassem mais no apoio e dessem a sua palavra e orientação. Que incentivassem as empresas a boas praticas, fazendo-as acreditar no valor acrescentado desse cenário. Esta ideia que se vende para fazer volume de vendas um dia pode correr mal e levar à perda dos clientes empresarias. As crises sucessivas que passamos, levam a que tudo se baseie na sobrevivência mas espero que ainda haja espaço para dar alguns passos.

E para não me alongar muito mais neste tema, acho que se deve pensar já nisso. Discutem, dêem exemplos, acusem, critiquem mas sobretudo que se pense e actue doutra forma e que ajudem quem está nas empresas a não se sentir... na sua própria ilha.

Sem comentários: