A Interlog é a entidade que representa a marca Apple por cá, aquela que nos faz disponibilizar no nosso país todos os produtos da Apple, que assegura as assistências, garantias e outros aspectos relacionados com a marca.
No meu ver, o problema Interlog é que esta é um importador e representante mas que tudo tem feito para se fazer passar pela casa-mãe, fazendo crer que é a Apple de verdade quando não é.
Apercebo-me e questiono-me com alguns exemplos: Porque razão o site era idêntico ao original americano? Porque razão tem uma Apple Store portuguesa? Porque a forma de comunicar é idêntica na imagem à da Apple? E mais perturbante ainda, porque razão o nome é Apple IMC Portugal? Já repararam que por coincidência substituir o M por N fica Apple Inc Portugal?
Assim, tem-me parecido que a Interlog tem-se feito passar por Apple Inc., quando não o é, confundindo o consumidor desconhecedor da diferença. A Interlog não tem os mesmos poderes e não pode assegurar todas as capacidades que a Apple Inc pode dar, acabando por prejudicar a imagem que muitos têm da marca por cá.
- Eu acho que a Interlog deveria se apresentar de forma distinta e isenta da Apple, para que o consumidor facilmente perceba e separe as águas.
O site deveria ter um aspecto distinto do original, sendo que neste aspecto nem a actual imagem do anterior layout do site americano deveria ter sequer.
Quanto ao que se coloca no site deveriam ter mais acerto no que lá anunciam. Actualmente está quase tudo desactulizado. E a palavra novo lá causa vergonha. Então classificam como novo o que até já nem existe e foi substituído por mais recente produto, por exemplo os iPods, iLife, etc?
- A Apple Store portuguesa deveria ser fechada ao consumidor. Esta medida traria justiça ao mercado português (a todos aqueles que vivem da venda dos produtos Apple por cá). Assim está na mesma situação da Portugal Telecom (tem as linhas e paralelamente comercializa produtos nela prejudicando todos os outros nesse mercado). Quando muito poderia a Store funcionar unicamente para aceitar as encomendas dos revendedores e das lojas e assim despachar por sequência de pedidos. Quem venderia eram unicamente as lojas e os revendedores no mercado. Caberia depois à Interlog assegurar que esses estariam em condições de assegurar boas práticas no mercado.
- Todos os tipos de acordos especiais de preferência teriam de cessar. Nada de dar tudo a uns enquanto outros ficam tempos e tempos sem material para vender. É que situações destas já se passaram cá.
Certa vez, tive de reclamar bastante até chegar à Apple Europe porque estavamos à espera na empresa de dois G5's desde a WWDC 2004 (Junho). As máquinas só chegaram em Fevereiro de 2005 com muito custo... Entretanto existia um acordo de preferência com uma loja das grandes superfícies, a quem eram despachadas máquinas em primeiro lugar, pondo as casas que dão apoio às empresas sem nada ter para entrega...
Depois de falar ao telefone com o representante da Apple Europe, um francês, o informar da data de encomenda feita à loja, as máquinas lá nos chegaram. Foram enviadas directamente à Interlog mas seladas e registadas para impedir que fossem parar a outros. O próprio admnistrador da Interlog, falou comigo via telefone para ter a situação resolvida com a Apple Europe e queria depois de tudo resolvido me dizer algo mais (nunca o disse mas percebi que era para me "cascar").
- A Interlog devia arranjar forma autorizada para estabelecer certos serviços que fazem confusão por cá aos principiantes na marca, principalmente os fotolivros do iPhoto. Caramba, uma parceria com Espanha ou arranjando uma empresa que assegure os livros pelo menos. Mas tinha que nos demonstrar que se preocupa com isso e não manter o eterno silêncio. E ser verdadeiro, ao anunciar os livros, calendários, etc, não estará a enganar quem compra um Mac para usar o iPhoto?
Muito se opina e diz por aí sobre a Interlog. Não sou conhecedor do que se passa por lá. Quem pertence à Interlog também nada declara para esclarecer a situação e as intenções. Ao não fazê-lo está a ajudar à "missa" e as coisas acabam por se transformar numa bola de neve.
No meu ver a Interlog deveria se portar de forma diferente no mercado. E a Apple Inc deveria assumir Portugal ou então todo o mercado ibérico oficialmente.
Recentemente têm surgido em Portugal evidências que a própria marca estará a preparar caminho para ser oficialmente Apple em Portugal. Já existe o registo comercial da marca.
Mas há mais indicios...
Por exemplo como se justifica este local no site da Apple americano indicando o suporte para Portugal e com o site novo já traduzido em português?
Como por vezes tenho referido a Interlog também não é nenhum monstro, pode ser o patinho feio no nosso canto tuga... mas o patinho bonito seria ter Apple Inc por cá e a sério.
1 comentário:
Pensei que era uma delegação da Apple em Portugal. Isto explica os atrasos na actualização dos produtos!
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