quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Os concorrentes directos do Apple iMac: Sony e Gateway


O famoso modelo da iMac da Apple, ganhou recentemente dois concorrentes de peso no conceito de tudo-em-um. A Sony e a Gateway apresentaram propostas que se assemelham ao estilo iMac.

A marca Gateway desenvolveu o modelo One, em 3 propostas que farão certamente as delicias de quem usa o Windows. Todos já se equipam do Windows Vista Home Premium.
Assim temos 3 modelos One GZ7108 ($1300), ZX190 ($1500) e o topo de gama GZ7220 ($1800).

Todos têm processadores Intel Core 2 Duo, com os dois primeiros modelos à velocidade de 1,5Ghz e o topo de gama a 2,0Ghz.

O monitor igual em todos tem 19 polegadas, widescreen e com a resolução de 1440x900 e todos estão equipados com som 7.1, gravador de DVD dual-layer 8x, webcam integrada, colunas, comando e as comuns ligações USB2, rede, etc.

Os dois primeiros modelos vêm equipados com 2 GB de memória DDR2 e o topo de gama com 3GB de Ram.
As placas gráficas vão do modelos inicial com Intel Graphics Media Accelerator X3100, aos modelos seguintes com ATI® Mobility Radeon HD 2600XT de 256Mb. A capacidade de armazenamento é respectivamente de 320Gb, 400Gb e 500Gb.
Destaquei estes detalhes mas podem saber toda a descrição técnica de todos 3 os modelos no site do Gateway One.




A Sony lançou uma linha Vaio desktop com a linha LS-series desktop PC,  também com o conceito tudo-em-um e já com o Windows Vista Home Premium.

Esta serie tem vários modelos para escolha. Os processadores Intel Core 2 Duo funcionam a velocidades que vão desde 1,73Ghz a 2,0 Ghz. Têm 2Gb de memória Ram, capacidade de armazenamento desde 250Gb a 320Gb e monitores desde 19" a 22" e as habituais ligações, comando, webcam, etc. O destaque vai para a inclusão de sintonizador de TV, podendo o PC funcionar como uma simples TV e a leitura de discos Blu-Ray de alta definição (além da gravação de DVD a 8x). Os preços vão desde os $1800 a $2100 (ou mais).
As opções são muitas e recomendo vasculharam as especificações da linha LS no site do produto.


Por fim e apreciadas as opções da concorrência permanece a conclusão que o Apple iMac é superior a estas propostas. Estas propostas não me convencem e são até muito caras para o pouco que oferecem a nivel de potência. O iMac é ainda mais barato, mais potente, melhor equipado e além de ter já o sistema operativo Mac OS X Leopard (muito superior ao Vista) permite na mesma instalar o Windows Vista e funcionar como qualquer PC e ainda com a vantagem suplementar que é actualmente o computador mais rápido a correr o Vista.

Sem comentários: