quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cinedupla: District 9 + Battle for Terra

Desta vez a ficção cientifica em 2009 deu-nos duas propostas (entre muitas) que focam a condição da sobrevivência das espécies.

As duas propostas que aqui apresento colocam o tema em ambos os lados da situação. Se um dia o mundo onde habitamos deixasse de ter condições para o Homem viver, este teria de se lançar ao espaço em busca de um outro planeta habitável. Agora se pensarmos bem no assunto a mesma situação poderia perfeitamente acontecer a outras civilizações extraterrestres, caso realmente existam. É sobre ambas as situações que este artigo cinéfilo (amador) se dedica...


Battle for Terra (2009)
Em Defesa da Terra




Um dia, num futuro distante, o nosso planeta deixou de ter condições para existir a vida nele tal qual a conhecemos. Nessa altura a humanidade já tem tecnologia para se poder aventurar no espaço e navega pelo universo para encontrar um outro planeta semelhante ao nosso para se poder fixar e continuar a sua existência. É a partir desta premissa que este filme de animação, "Battle for Terra" nos lança numa aventura bem maior e melhor do que a sua condição de "filme de animação" esconde.
Curiosamente, este filme até subverte as regras habituais e coloca-nos no papel de vilões sem escrúpulos perante uma civilização pacifica no seu próprio planeta. Somos nós, os humanos quem invadimos e cometemos os mais diversos crimes perante os seres (inteligentes) do descoberto planeta Terra (é esse o nome em inglês - sendo o nosso Earth - não confundir com o nome português).

Como refri, este filme é bem melhor do que aparenta mas nota-se nele um certo auto-impedimento em seguir a via mais negra inerente ao desenvolvimento da história. Percebe-se bem isso pois a determinado momento começa desenvolver uma historia mais simples e até com uma resolução que acabará por ser óbvia. A razão entende-se por estarmos perante um filme de animação, gênero que normalmente vê-se obrigado a ter uma clara componente infantil (e daí comercial), facto que impede esta aventura de atingir a excelência que denotava. Mesmo assim consegue não deixar alheados os dois públicos alvos (crianças e adultos) e constituir-se como uma agradável surpresa pois contém uma excelente premissa que raramente se encontra em filmes sci-fi para os adultos e em imagem real. Aqui existem ideias de cinema e não as banalidades infantis.
Recomendo. Mesmo muito!



District 9 (2009)



Realização: Neill Blomkamp
Com: William Allen Young, Robert Hobbs, Jason Cope

Se no filme anterior, eram os humanos que chegavam a outro planeta, neste "District 9" são os extraterrestres quem chegam ao nosso planeta. Até aqui sugere uma premissa muito comum, porém o filme consegue ser bem mais interessante do que é habitual pois os "aliens" que cá chegam não se apresentam como ameaça. Até bem pelo contrário. Eles são o que resta duma povoação em declínio e precisam de ajuda. A nave não se encontra funcional e não tendo mais para onde ir, estacionam nos céus de África do Sul. Por lá ficam sem dar sinais, ficando simplesmente a gigante nave espacial a pairar nos céus.
uma situação intrigante e que até chega a colocar a população do país em clima de incerteza. Até que as forças armadas enviam uma equipa aérea para entrar na nave... e se depara com seres debilitados e a carecerem urgentemente de ajuda.

"District 9" não segue a narrativa convencional de um filme, apresentando-se como um autêntico documentário televisivo. É dessa forma que começa, com reportagens televisivas e imensas imagens de arquivo de algo que sucedeu... afinal, não estamos a seguir uma narrativa em tempo real mas sim o que se sabe dos eventos que sucederam a estes aliens.
Assistimos à ajuda humana, que lhe conferem um local para habitarem entre nós, o chamado Distrito 9, que é mantido sob vigilância constante pelas forças armadas. Em redor do Distrito 9 (uma autêntica favela imunda, floresce uma espécie de mercado negro pois descobriu-se que a alimentação possível para "eles" é a comida enlatada de gato (que trocam por equipamento extraterrestre). Ao longo do documentário acompanhamos um representante de um destacamento das nações unidas em pleno território do isolamento. Vamos igualmente percebendo que os humanos, escondem nessa aparente hospitalidade, outros interesses: obter a tecnologia extraterrestre e descobrir como conseguir activar as armas deles (que só funcionam ao toque do ADN deles). Até que um dia algo corre mal...

De documentário passa a filme de acção de ficção-científica com desenvolvimentos bastante interessantes. E alguns twists muito bons.
Há algumas observações a fazer deste filme, que foi realizado com um baixo orçamento mas que não o aparenta. Os efeitos especiais e as "criaturas" estão muito bem desenvolvidas e são muito credíveis (movimentos, detalhes, etc). Um deles é ver a deslocalização dos acontecimentos: aqui não se está em território americano mas em África do Sul, o que de certa forma acaba por essa decisão se reflectir nesse próprio povo. Depois a exposição da ganância (escondida) das supostas organizações de beneficência mundial, perante uma civilização avançada mas realmente necessitada.
Toda a parte do culminar dos acontecimentos são um must maravilhoso de assistir. "District 9" é um filme muito original, invulgar e com uma forte mensagem critica à sociedade. É um dos maiores filme-surpresa dos muitos que já vi neste ano de 2009.


Adenda: Normalmente nos filmes (e séries TV) que envolvem extraterrestres nunca se colocam a abordar questões acerca da atmosfera ou se respiram oxigénio. Afinal, seres a virem de outras galáxias poderiam perfeitamente não se adaptarem ás mesmas condições daqui. Por acaso achei muito interessante, ver que de alguma forma parte destas questões são introduzidas e bem... mas num filme de animação (neste "Battle for Terra").
Porque é que os filmes sérios não abraçam estas questões e um de animação consegue?

1 comentário:

hanum disse...

good 3D movie watched. I like this much ;)