sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Series TV: "Dollhouse" foi cancelada... e divagações sobre outras séries


Não me admira nada ver a série Dollhouse, actualmente na 2ªT, já oficialmente cancelada.

A série foi cancelada por ter baixas audiências e também porque esta segunda temporada não está a entregar o que se esperava ver como continuidade do ponto em que ficou na 1ªT.

Foi cancelada mas a estação deu aval para se completar o resto da temporada e assim criar um fim digno á série.

Dollhouse é talvez das mais interessantes premissas numa série, só que uma ideia mal aproveitada, precisamente porque não pararam para desenvolverem a 2ªT como um todo. Afinal, a DollHouse começou e acabou a 1ªT em 2009 e avançou a meio de 2009 já para a 2ªT. Tudo sem parar…

Dollhouse tem de ser uma série a dirigir-se para os ambientes negros e obscuros e não para os quase “happy-endings” dos casos semanais. Talvez agora… com este prazo limitado já estabelecido a série consiga terminar em grande, acabe por ser o que devia ser continuamente. Até porque depois do vislumbre do apocalipse em "Epitaph One" (rever aqui a review deste episódio) a série terá agora de caminhar nesse sentido.

Eu acredito, que o criador, Joss Whedon, vai fazer um bom final para a "Dollhouse".
Tão bom vai ser que a série até vai deixar saudades e com todos a pedirem mais episódios. Agora com a moda “BSG” dos telefilmes póstumos talvez ainda haja algo mais…


Divagação...

Este post é sobre a Dollhouse… mas não só.

Não vejo como mal, esta decisão da estação televisiva, pois agora deram finalmente uma agenda definitiva á série. Todas as séries deveriam ter uma agenda a impor os seus limites de exibição.
Tipo "esta série só vai ter 2/3 temporadas" e o guião deveria já estar bastante planeado.
Se as coisas correrem mal... ou a série não ganhasse a aceitação de quem vê televisão... bastaria estabelecer com menos episódios essa narrativa para que ainda assim tivesse na mesma um final como deve ser.
Contudo, não é assim que as coisas sucedem...

Digo isto porque o factor comercial (captar audiências) faz com que a maioria das séries, as que têm audiências existam muitas vezes por "acrescentos de ideias semanais". Enquanto há atenções, são exploradas até não dar mais. "Heroes" é um típico exemplo disso...


Se "Heroes" tivesse uma única narrativa pensada, tal como sucedeu na 1ªT, para dar fim á série em mais uma ou duas temporadas, nunca se teria arrastado para a lama como acontece presentemente. Ao menos se quisessem mais “Heroes” arranjavam novo volume totalmente renovado (novos actores, personagens, situações, poderes, etc).

Refiro-me a "Heroes" mas podia bem ser também sobre a série "Fringe", que passou também na actual 2ªT aos “acrescentos de ideias semanais” e a contar muito pouco do que a tornou tão especial, tais como o Padrão, os observadores, os mundos paralelos, etc...


Isto também se aplica a muitas outras séries que continuamente regressam e se mantêm no ar por anos seguidos.

Isto leva a que quase todas as séries se espalhem ao comprido, mais cedo ou mais tarde.

Por exemplo as séries mais preciosas dos últimos tempos, por exemplo "BattleStar Galactica" (2003) ou Lost, decidiram a determinada altura impor um fim. De tantas séries que já vi e vejo, melhor que Lost só… a BSG!


Não só evitariam o arrastar de temporadas que em nada contribuiriam, como também salvam orçamentos (estas duas absorviam bastante massa).

As novas séries parece que chegam actualmente com vontade de provocar derrotas nas outras (estações)… mas o que se vê é que acabam por ser elas as derrotadas.

V” é uma série que está motivada pelo negócio das cadeias televisivas em ter o next-big-hit.
Eu adorei o 1º episódio de V (2009) mas nota-se que tanto esta como "FlashForward" (rever aqui a review), querem se instalar como supra-sumos pós-Lost, ou seja há falta de humildade, e isso mais tarde (ou até bem cedo) poderá vir a ser julgado pelos telespectadores.

Se bem recordamos, “Lost” foi crescendo mas inicialmente era muito humilde e a "BSG" quando se apresentou com a mini-série mostrou-se também nesse espirito, pois estavam a tentar cativar novo interesse para este remake.

Contudo, o que achei da actual "V" (2009) e "FlashForward" é que tentaram ser mais um acontecimento mediático (gerar hype) do que criar algo para crescer bem sustentada. Por isso o piloto de ambas ser tão apressado…
Mesmo assim venham elas que cá estamos para as ver.

2 comentários:

Geração HD disse...

Estas a acompanhar o Stargate Universe ?

ArmPauloFerreira disse...

Não. As séries Stargate nunca me despertaram verdadeiro interesse. Só mesmo o filme original. Nem a variante Atlantis achei piada. A Universe foi pelo mesmo caminho e depois de lidas algumas reviews ainda menos...
Quem vê (viu) a BSG já não consegue ver as outras da mesma maneira.