terça-feira, 10 de novembro de 2009

E o muro caiu mesmo... há 20 anos! (Roger Waters - The Wall Live In Berlin -1990)

Faz 20 anos que o muro de Berlim foi destruído e com isso finalmente se uniram as duas partes da Alemanha que se encontravam separadas pelo muro.

Aquando da queda do muro de Berlim, Roger Waters, na altura já um ex-membro dos Pink Floyd, voltou a montar uma das suas mais geniais criações, o conceito multimédia que é o álbum "The Wall" (1979) num muito especial concerto ao vivo dedicado a Berlim.



O espectáculo "The Wall - Live in Berlin", foi realizado no ano seguinte, em 1990, e apresentava-se com imensos convidados, para comemorar com todo o sentido este acontecimento tão importantes que acabava de acontecer na Alemanha.

Este gigante espéctaculo, foi transmitido mundialmente pelas televisões, e ganhava ainda mais sentido pois todo ele se remetia a uma personagem que se isolava do mundo com um enorme muro. Desta vez a personagem representava a própria Alemanha, pois ao longo de "The Wall" também se retratam as guerras e o poder autoritário.

No final, deste mega evento surge o julgamento dos "crimes" dessa personagem, cuja sentença é a abolição do muro que ergueu.
Tal como nos poucos concertos que so Pink Floyd haviam dado (em finais de 1970/inicio de 1980), o gigante muro erguido durante todo o espéctáculo, é demolido ao vivo.
No concerto de Berlim esse momento foi vivido em apoteose, quando momentos antes de ser derrubado é projectado na enorme parede as próprias pinturas do muro de Berlim.
Foi mágico e simbólico em simultâneo!


Roger Waters - Live in Berlim: "The Trial"


Esta versão "The Trial" é a melhor versão que há desta canção. Nem a do álbum está tão rica como a que foi conseguida ao vivo. As contribuições de verdadeiros actores para esta parte do espéctaculo, deu uma dimensão de mini-ópera impressionante, que não se vislumbrava no original. A canção foi depois seguida de uma inovação de Roger Waters ao alinhamento do álbum "The Wall" ao substituir a faixa "Outside The Wall" por outra da sua carreira a solo, a "The Tide is Turning". Na verdade até fez sentido... pois assim conseguiu reunir em palco todo o elenco que participou no mega-espectáculo de Berlim.

Roger Waters - Live in Berlim: "The Tide is Turning"

1 comentário:

cris disse...

Este concerto é simplesmente brutal