quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Series TV: "FlashForward"...

FlashForward

Desta vez um "breve" artigo sobre a série coqueluxe do canal AXN nacional. A tal que chega aos ecrãs nacionais com a diferença de apenas 13 dias. Como até já foi por aqui referido, esta série até dispensa recorrer á net e tem sido pela TV que a sigo atentamente.

Há que admitir que a premissa desta série é mesmo valente!

Um certo dia toda a humanidade vai sofrer ao mesmo tempo um blackout de 137 segundos. E o que é que sobressai desse acontecimento: que durante 137 segundos as pessoas têm uma visão do seu próprio futuro.
Épá... esta série, promete imenso só com esta premissa e como chegou a ser associada a Lost (por ocupar na estação o lugar que Lost deixará) está a viver em estado de graça generalizado.

Ora bem... Flash Forward teve um 1º episódio magnifico e conseguiu ainda terminar com um final ainda mais pertinente e intrigante. Criou expectativas e empatia imediatas.



Agora não esperava ao segundo episódio termos já algumas respostas/certezas. E depois ao terceiro ainda mais. Ao quarto mais ainda...
Assim sobra pouco para formularmos as mais loucas teorias... tal como fazemos enquanto se acompanha Lost, Fringe, etc...

Ao segundo episódio, já confirmamos a existência de uma organização, que tem "activos" imunes ao blackout, etc. Portanto actos planificados e que já têm o FBI a perseguir... será que vai haver material para que nos tais 6 meses no tempo da série ainda exista mistérios? É que á velocidade com que o protagonista está a desvendar situações e a reunir as pistas... Será que haverá assim tanto até ao final da série?
E sendo que esse futuro vai acontecer passados os 6 meses das visões... Será que significa que um novo blackout estará agendado?

Isto conduz a outro pensamento que me apercebi: a cada situação ou questão pertinente, o espectador pensa e formula uma teoria para imediatamente a ver descrita no próprio episódio ou no seguinte.
A continuar assim, o que nas séries de J.J. Abrams é continuamente mind-blowing, aqui nesta de S. Goyer o mistério parece não querer perdurar.

Tipo:
> o mistério do suspeito zero... ganha-se logo um encontro com outro elemento misterioso...
> não ter uma visão representa estar morto no futuro... aparece logo uma personagem só para o comprovar e mais á frente a prova de que noh vai ser assassinado...
> quem será o homem misterioso que a doutora se apaixonou... surge imediatamente a personagem na vida dela (pai de um seu paciente)... poucos episódios á frente até já sabemos que ele está envolvido no blackout...
> etc, etc...

Depois sobressai ainda os dilemas dos que pretendem ver o futuro mudar e dos que querem que ele se concretize, pois a visão futura para uns é má e para outros é boa. Resta ainda os que não tiveram nenhuma visão: os que estarão mortos nessa altura, que ainda é uma outra premissa ainda mais interessante.
Agora o mais curioso é saber se o futuro que todos viram pode ser ou não alterado. Se mesmo na tentativa de o alterar, todas essas acções não irão conduzir precisamente a esse futuro já antecipado.

Ao menos fica a certeza de que mesmo o episódio seja algo fraco, acabará por ter um final em cliffhanger sempre memorável para estarmos lá "batidinhos" quando der o episódio seguinte.

Deixo dois exemplos muito intrigantes, respectivamente do episódio 1 e 3:




É uma série a seguir e daquelas com forte apelo para os "Losties" também.


E por falar em Lost...

No 1º episódio surgiram algumas alusões e coincidências com Lost.

Primeiro aquela aparição curiosa de um canguru no meio da cidade. Pareceu algo surrealista ver o animal ali tão fora de sitio... tal como já vimos em Lost também cenas semelhantes.

Uma outra muito visível e directa foi o surgimento de um cartaz num prédio, da empresa fictícia "Oceanic Airlines" de... pois a tal de Lost!


Uma outra curiosidade é a publicidade na lateral do autocarro, quando o agente anda a vaguear pelo caos em que ficou a cidade. Na publicidade diz lá: "Better Tomorrow...."


Uma enorme coincidência pois Lost teve uma campanha viral sobre uma outra fictícia empresa, a Hanso, onde usavam o slogan "Reaching out to a better tomorrow". Desta vez a empresa é outra (Red Panda) mas o slogan produz o mesmo fim...

Esperemos, é que as duas realidades não se fundam.
Que o avião não tenha caído na ilha devido a um blackout. E como eles não tiveram visões do futuro....

Sem comentários: