sábado, 28 de novembro de 2009

Música da semana: Makongo, "Angolan Kung Fu"

A música portuguesa está forte e cada vez mais expressiva.

A cena de dança inspirada nos ritmos de Angola mas feita em Portugal (para o mundo) tem conquistado adeptos. Se os Buraka Som Sistema são já incontornáveis... eis que mais um colectivo se ergueu a trilhar sonoridades semelhantes e não só.

Refiro-me à excelente surpresa que são os Makongo e o seu registo de estreia "Angolan Kung Fu" (2009).


Os Makongo não se limitaram só ao kuduro pois assimilam também o hip-hop, dancehall, um certo R&B e na minha opinião algo mais (uma espécie de house em travo de euro-dance de outros tempos cruzado com o estilo muito caracteristico de vocalizar no kuduro). Há ao longo do álbum momentos para abrandar com a kizomba e depois enveredar pelo tecno. Tudo sempre despachadinho!

As primeiras 5 faixas são mesmo de eleição, pois "Intro...We Here", "Makongo", "D.C.G.S.", "Kisselenguenha" e "Angolan Kung Fu", são do melhor (enérgicas e imparáveis). Depois temos ainda destacar "Confusão" e mais lá para o fim "Remexe Lá", como as que se safam melhor.
Na apreciação que faço ao álbum até o que sobressai mais deste som são as vocalizações de Petty (a ex-Buraka Som Sistema é irrepreensível) e de SP (que também é o produtor). Que dupla fabulosa!

O video de "Makongo"...


...e o de "Kisselenguenha"
(Terá alguém notado aqui a participação fenomenal do tipo da SIC, o Daniel Nascimento?)


"Angolan Kung Fu" tem bons temas mas sofre de alguns males que quase estragam tudo. Um deles é que não há um claro conceito de cocktail originado pela fusão dos vários estilos, que consequentemente parece arrancar como uma promessa de "mais uns Buraka" e depois vão avançando para algo até oposto. Provocam o desequilíbrio entre o som que arranca o álbum e o que a partir do meio do álbum vai desfilando até se afogar num fosso. E a culpa está no alinhamento do material dos Makongo, que não cria a sensação de viagem pelo álbum, oferecendo um clímax logo ao principio que não se volta a repetir mais. É uma pena não ser mais coeso...
É o primeiro álbum ainda e há espaço para consolidarem ainda mais bem definida a sua marca.

Aproveitando a deixa da Petty...
"Mas quem tá mandar pará Makongo?"
O Ecos Imprevistos é que não! Venha lá mais Makongo!!!

Saiba mais sobre os Makongo no MySpace

Sem comentários: