sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Series TV: "Dexter"... 4ª temporada (observações e divagações)

Depois desta série ter tido uma 1ª temporada de grande nível, as duas que lhe seguiram apesar de boas arrastaram-se um pouco na narrativa e não me pareceram ao nível da 1ªT. Mesmo assim fizeram-nos acompanhar a evolução e maturidade desta personagem tão invulgar e emocionante.
No final da 3ªT, Dexter passou a nova condição civil, sendo agora casado com Rita e com uma família em seu encargo, que além dos filhos de Rita passariam a ter o filho de ambos.

À chegada da 4ªT, Dexter tem um bebé para cuidar e isso tem lhe arruinado as noites e as horas de sono. Ao mesmo tempo vamos assistindo a um Dexter com novas obrigações e a novas situações engenhosas para poder ser aquilo que é, um serial killer nato, frio e calculista.


E com novas situações esta 4ª temporada da série Dexter tem estado mesmo ao rubro.

Os episódios têm sido de uma categoria impressionante e o vilão principal, Trinity, é desta vez alguém que tem dado novas motivações e ao mesmo tempo até servido para ele como um exemplo na arte de construir uma vida dupla por longo tempo (Trinity já conta com mais de 30 anos a matar mas consegue conciliar o aspecto familiar, profissional e hobbies).

Desde o inicio se tornou evidente que a série não é só sobre Dexter...


Também é sobre Debra a sua irmã, a detective que trabalha com ele na mesma equipa e que imagino ser ela um dia a descobrir a vida secreta do irmão. Depois há Rita, a sua esposa, também ela uma personagem muito curiosa e que é o completo oposto do marido na forma de viver.


Destaco ainda mais duas personagens que acho impressionantes: o detective latino Angel Batista, sempre muito cool (com chapéu e tudo) e o outro colega forense, o asiático Masuka, normalmente o alvo de chacota dos colegas mas que é das personagens mais divertidas da série (sai-lhe cada uma pela boca fora...). Na actual 4ªT Batista não tem tido um papel tão interessante como nas temporadas anteriores (parece até um pouco perdido por lá) mas o Mazuka esse sim, tem evoluído bastante e sempre que está presente nas cenas dá sempre uma nova dimensão aos momentos. Mazuka está se a tornar uma presença marcante. È ele também outro candidato a descobrir Dexter, que é para ele um ídolo assim a descoberta seria devastadora para ele.


Observações /Divagações:

O que mais me intriga nesta série é ver que Dexter consegue fazer sempre um excelente serviço como detective. Compreendemos que sendo um serial killer tem instintos semelhantes às suas vitimas mas mesmo assim não consegue justificar tudo o que ele consegue descobrir tão rapidamente e assistimos ao departamento onde trabalha a não conseguir nada continuamente.

Ele com tão pouco tempo a investigar descobriu logo quem era o Trinity, que é simplesmente álguém que ninguém descobre e apanha há 30 anos. Ainda cheguei a imaginar que, Dexter, como sendo um novo amigo de Trinity desse uma boa vitima para ele. Afinal, se Dexter também tem mulher e com filhos grandes… encaixava bem como vitima.

É uma grande série mas parece que ele vive muito á solta sem problemas e sem ser muito questionado por isso. Acho que é isso que falta na série actualmente, mais tensão para Dexter perante os que o rodeiam.

Já na temporada passada achei estranho não ter sido ainda mais investigado o relacionamento do Dexter com a morte daquele que era um grande amigo e que ia ser o seu padrinho de casamento.
Normalmente mata criminosos que o departamento dele anda a investigar e por isso admira-me ninguém ter ainda feito esse relacionamento.

Já percebemos que uma futura vitima vai ser um dia o Quinn. Ele que até que teve uma boa intuição em seguir Dexter recentemente.

Por fim, admira-me a Rita não ter ainda pensado em fazer isso também. Se afinal o Dexter sai à noite por tanto tempo, como pode a Rita não achar isso estranho? Então um homem de família com tantas saídas pela noite dentro. É que como eles jantam pelas 18h a noite torna-se grande até demais…

A 4ª temporada está na recta final (prestes a terminar) e está mesmo super!

Sem comentários: