terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sobre o AppleTV 3.0... opinião e considerações nacionais sobre este produto.

Um dia escrevi isto: "Se desde sempre a televisão apenas se encarregava de reproduzir o que recebia pela antena, gradualmente foi sendo apetrechada de mais formas de assistir a conteúdos. Passamos da era da cassete de video VHS para o mundo das imensas possibilidades do DVD. Se o DVD anda já a alguns anos em tentativas de mudar para um novo media fisico como o Blu-Ray (que arrasou com o HD-DVD, o outro candidato) a verdade é que é a net quem mais tem embaraçado o DVD.

A net, essa loja gratuita de ninguém sem limites, acaba por colocar um novo dilema sobre a forma como lidar com os conteúdos que se podem obter através dela.
"

Realmente, continua tudo assim mas ao mesmo tempo têm surgido imensas propostas para lidarem com os conteúdos digitais. De tudo o que tenho apreciado, ainda não vi algo que seja realmente perfeito.
Depois há ainda um outro ponto curioso: os iTunes-users. Sim, este também é um outro detalhe. Pois normalmente encontram-se vinculados ao estilo iTunes e por consequência ao ecossistema Apple (ao iPod ou ao iPhone).

O AppleTV é apenas mais uma parte desse ecossistema e é um dispositivo que apresenta um forma curiosa de funcionamento, que acaba por colocar em questão todos os outros sistemas concorrentes, por aí no mercado. O AppleTV é um produto que parece ter menos características que os outros e até suportar pouquissimos codecs de video. É verdade mas mesmo assim ele incomoda porque é o único que bem se sincroniza com o iTunes (e restantes conteúdos iLife da Apple -nos Macs)... e por fim porque apresenta-se com muita lógica de conceito e funcionamento.


Acho que qualquer pessoa saberá usar um AppleTV na primeira vez que estiverem a mexer num. Já os outros do mercado... são outra conversa.

Agora que a AppleTV tem características e uma magnifica interface, faz com que esta versão 3.0 só a torne ainda mais irresistível... contudo, dá pena ver que a maioria das "capacidades" continuam a não funcionarem por cá, em Portugal. E lá se vai o ponto "irresistível"...

Tudo o que está relacionado com video via iTunes Store (os filmes, TV shows, videos musicais, etc), iTunes Extra, iTunes LP e mais algumas habilidades... não têm efeito por cá devido à iTunes Store Portugal.
Mas dá que pensar caso tudo isso funcionasse em pleno por cá.



Na minha opinião, o AppleTV é um Media Center exemplar em todo o seu conceito... mas mesmo assim falha.

O conceito do AppleTV tem sido desde sempre colocar numa TV os conteúdos que a Apple dispõe na iTunes Store, assim como manter sincronizados os nosso conteúdos que se encontram no iTunes do Mac/PC.

As novas capacidades da AppleTv é, entre muitas, o iTunes Extra e o iTunes LP, radio, o HD (ainda só apenas 720p) funcionalidades que passam a fazer mais sentido quando apreciadas numa TV do que propriamente no computador.

Não está perfeito pois ainda falta a integração com outros serviços de streaming. Contudo, com a recente versão 3.0 o caminho parece estar mais curto agora, ao permitir agora o streaming de Radio via net.

Não é bem isto que muitos esperavam mas já é um passo nesse sentido.

O iTunes Extra permite que certos filmes passem também a contar com mais conteúdos extra para além da exibição do filme.

Comporta-se muito semelhante a um DVD, onde se podem aceder aos capitulos e imensos extras que normalmente se encontram nos DVDs.
É uma característica muito interessante e que esta sim se se tornasse um standard do video on-demand globalmente, ditaria o inicio do fim do DVD/Blu-ray.


O iTunes LP, é uma forma de promover a compra de álbuns, sendo que além das músicas que o compõem completa ainda a experiência com as letras das canções, o booklet, fotos, etc.

Apesar de não estar num nível perfeito, penso que a experiência em casa de escutar um álbum, num dispositivo media center assim junto da imagem da TV, passará a ser muito mais especial devido ao álbum digital passar a ter um interface que expande o conhecimento e a experiência do mesmo. É um conceito que de certa forma faz recordar o tempo em que se colocava a agulha sobre o vinyl e enquanto a música tocava íamos contemplando a arte da embalagem (bem maior que a de um CD), acompanhando as letras, olhando para as fotos, etc. Desta vez é interactivamente com a TV.

E claro, o acesso imediato às fotografias (agora com a opção "Faces" que permite as aceder pelos rostos das pessoas), aos podcasts (audio e video), Genius Mixes, etc.

Tudo é muito bonito se tudo isso funcionasse além EUA... não dando é um produto que fracassa completamente.

Adenda:

Entretanto a MacWorld também fez o seu "first look" ao Apple TV 3.0 e deixou algumas observações interessantes... e algumas criticas também.
"The Apple TV is a strange beast. (...) Perhaps Apple is content with Apple TV never being anything more than a front-end for the iTunes store. Or perhaps Apple is well aware of its device’s limitations and is hard at work on a new version with upgraded hardware and improved support for the rest of the stuff that’s out there on the Net."
Para ler o resto desta apreciação, clique aqui.


Opinião e a falta de conteúdos...

Já tenho questionado os vendedores das grandes superfícies sobre o AppleTV e normalmente, todos eles dizem mal do produto e remetem os clientes a outras propostas.
Nunca vi nenhum deles expressar qual é o verdadeiro intento da AppleTV e para que nicho verdadeiramente se dedica.
"É um produto Apple, apenas bom para as fotografias, ouvir música e pouco mais. Também o temos para venda mas é raro sair algum..." (El Corte Inglés, Gaia)
"Não presta para grande coisa porque não dá para se meter nisso o que se saca da net. Temos produtos melhores por esse preço!" (MediaMarket, Gaia)
"Sei o que é sim. Olhe... mas isso não suporta codecs nenhuns de jeito. Acho que nem vendemos isso. Vou ver... afinal temos um por aí noutra loja." (.?.)

Contudo, não deixam de ter a sua razão. Mas aí questiono o porquê de tanto terem apregoado o famoso iPod video quando saiu em 2005, ou o iPod touch e o iPhone, para a finalidade de "dá para meter filmes lá dentro". Precisamente quando as impossibilidades associadas ao Apple TV também se encontram nesses produtos.

A culpa é da Apple?
Sim... mas não é toda dela.

É uma pena... e penso que a Apple poderia ir mais longe. Talvez se estabelecesse acordos para poder ter esses conteúdos por cá.
É também do sistema comercial dos conteúdos e das imposições absurdas das multinacionais que detêm esses conteúdos. Talvez o que falte á AppleTV resultar nos outros países além EUA, seja existir o interesse dos representantes dos conteúdos nacionais, que se posicionam entre a iTunes(ou Apple?) e a AppleTV para os permitir ver.
Afinal, os videoclubes on-demand presentes nas boxes da ZON, do Meo, da Clix e da Vodafone TV conseguiram. Por exemplo a Zon Lusomundo seria um parceiro interessante...

Qual seria o problema real de também disporem esses mesmos conteúdos na iTunes Store Portugal?
Acredito, que teriam uma audiência ainda mais alargada pois serviriam para alimentar os montes de iPods e iPhones que existem por cá. Um enorme potencial de clientes...

De entre toda a gama de dispositivos Media Center do mercado, o AppleTV é talvez mesmo o único produto que prima por dar rendimentos a quem detém os conteúdos e que de certa forma combate a ilegalidade do que se obtém na net.
Todos sabemos que, cada filme que tenha uma grande produção custa imenso dinheiro. Logo se ele for obtido a custo zero pela net, ninguém ganha nada com isso e a situação conduzirá à desistência da criação de boas produções. Se a ganância de quem detém os conteúdos baixasse drasticamente, ao ponto do acesso a tudo isso ser a valores irrecusáveis, iria haver muita gente a optar por os alugar/comprar.

O Apple TV é um produto muito mal compreendido. Uma espécie de mal-amado (globalmente).
Tudo porque é um produto com princípios, num conceito bem vincado que entendo mesmo até acertado.

Normalmente tudo aquilo que chega com estes "principios" diferentes do gratuito... já não interessa ao "povão".
E por cá vai continuar a ser visto assim... se nada mudar.

2 comentários:

JPCarvalhinho disse...

Boas... o problema é que a ZON Multimédia não quer os conteúdos fora da sua box, e dos seus media servers... já que isso seria, destruir o valor da sua propria oferta.

SEm dúvida que a disponibilização dos conteúdos online em Portugal passará por um acordo com este "owner" das licenças nacionais dos mesmos... agora este não vai facilitar a entrada de mais um meio concorrente do seu principal veículo de distribuição que assenta exactamente na exclusividade dos conteúdos.

JPC

ArmPauloFerreira disse...

Mesmo assim acredito que ambas saiam a ganhar. Reparemos que alem dos conteúdos vendidos nas boxes, o potencial de clientes aumentaria com o acesso por AppleTV, iPods e iPhones.
Uma outra solução seria lidar com as estações também e com quem detém esses titulos (tipo a Fox Portugal, a Sony Portugal, etc). Se todos soltarem os conteúdos sobre os conceitos da iTunes Store vão continuar a ganhar na mesma com eles. Agora sem um plano ou por streaming gratuito na net é que não.