sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Observações sobre os telefones 3G vs o iPhone 3G...

Tenho-me apercebido que o iPhone 3G gera muitos ódios... parece que as pessoas não se adaptam ao conceito e apartir daí passam a achar que o dispositivo não serve para nada.

A verdade é que o iPhone 3G, assim como tudo o que a Apple faz, é um aparelho alternativo (e este conceito de alternativo será abordado um dia destes).
Por vezes o buzz massivo que se gera sobre um produto leva as pessoas a achar que são super-produtos acima de tudo o que está no mercado.



Uma espécie de comparativo...

O iPhone 3G para mim não se encontra acima mas sim a correr ao lado e numa trilha própria onde não vai mais ninguém.
Imaginem, tal como no atletismo, uma prova de 1 milhão de metros de estafetas: os smartphones ocupam uma faixa da pista, os PDAs noutra trilha e a maioria dos telemóveis mais modestos todos noutra... e o iPhone sozinho numa outra trilha. O sinal de partida foi dado há muitos anos e todos já lá estavam a correr e bem adiantados. O iPhone partiu só agora, mas a sua ascenção nos meio de todos estes "télélés" (atletas) é a um passo tão forte e rápido que já ocupa os primeiros lugares da prova.

É uma comparação invulgar mas até penso que "retrata" bem o mercado dos telémóveis.
O iPhone 3G é assim o alvo a abater porque está a correr muito na frente. É uma enorme afronta uma empresa que não pertencia ao mercado das telecomunicações, lançar um só modelo de telefone e com ele abalar com muita força as fundações do que é um telefone móvel.

O curioso é que é sempre apregoado que o iPhone "não presta para nada" e que qualquer telemóvel é bem melhor, principalmente os rivais semelhantes e mais sofisticados.


A verdade é que:

- Já vi telemóveis de montes de megapixels e com flash... mas a tirarem fotos vergonhosas... e a gerir confusamente as fotos... enfim!

- Já vi telemóveis que afirmam ter capacidades de navegação na internet... e digo-vos que depois de apreciado aquilo até enerva e enoja a experiência de ir á internet ao visitar um simples site (e quando dão o site).

- Já vi telemóveis musicais onde a simples experiência de tocar uma música começa por ser uma batalha com o dispositivo. Mas o pior é a forma desconexa com que essas mesmas músicas são metidas nos telemóveis... com apenas poucas dezenas de música mp3 dentro deles torna-se uma tortura não só gerir e meter para lá o que se quer mas principalmente usar e escolher o que se quer a pontos de até se perder a noção do que lá está presente. Na maior parte dos casos capas dos álbuns nem vê-las e as informações das faixas não passa de meia-dúzia de letritas só;

- Todos os telemóveis modernos têm MMS, e digo-vos que é uma solução de envios multimedia bem interessante... se não existisse a internet e os computadores!
Um MMS pode rondar quase metade de 1 Euro e esse tem sido o factor de quase ninguém usar essa tecnologia. Enviando por e-mail a mesma coisa fica gratuito e pode ser até mais completo e pratico.

- Fazer uma video-chamada pelo computador (Skype, MSN, etc) é gratuito e muito mais funcional que usar um telémóvel severamente limitados na qualidade e no tráfego de banda-larga. Aqui neste aspecto, o iPhone não faz chamadas de video mas acaba por não fazer diferença se notarmos que a maioria que têm télélés 3G aptos a isso... também não fazerem uma video-chamada;

Todas estas características valem o que valem e o pessoal as usa como pode e sabe. O iPhone em comparação resolve todas essas tarefas como deve ser e acaba a abalar a forma como as outras marcas fazem.

Se pensarmos bem, passa-se o mesmo com as máquinas fotográficas digitais. A malta escolhe-as pela quantidade megapixels, funções "mirabolantes" que nunca vão usar de verdade... e não por outros factores de real impacto (como por exemplo a sensibilidade à luz, usabilidade ou a qualidade da imagem final nas mesmas situações).
Menos pode por vezes significar mais.


Um novo atributo que não era evidente...

No entanto, acho que uma das maiores vantagem do iPhone 3G, depois de sincronizar com o iTunes, é ter tarifários, não só específicos mas adequados ao aparelho.

Esta imposição da Apple às operadoras assegura que o conceito do iPhone não é traído no mercado pelas próprias operadoras. Os tarifários do iPhone 3G incluem minutos, SMS's e acesso a dados/ banda-larga 3G.
Este é sem dúvida, o primeiro ponto favorável ao iPhone 3G: ter tudo apto e a funcionar, principalmente quando as funções envolvem gastar "internet/dados".

Acho que neste ponto mostra a sua diferença para quem tem um desses valentes Nokia N95, N81, N-não-sei-quê e tal. Quando, á larga maioria que tem telélés com este, se lhes pede para ver os Maps GPS, ir á net, ver o e-mail ou outra cena... não podem!
Dizem: "Gasta-me internet e come-me o saldo todo!"
Pois é... um super telefone só para chamadas, SMS, e ouvir músicas.

Tudo porque a grande maioria não tem planos de dados... e como normalmente usam planos de carregamentos bem espremidos nem pensar adicionar algo mais.
Um plano de dados pode fazer aumentar uns bons 7 ou 9 euros e mesmo assim não podem fazer muito com eles. Para poderem disfrutar um pouco mais, um adicional de dados melhorzinho passa dos 10 euros... quer se dizer mais que aquilo que carregam para SMS e chamadas.

Notem por exemplo um plano mensal como o Vodafone Best iPhone 100.
Por 15 euros no iPhone temos para gastar 100 minutos de telefone, 250 SMS e 250 Mb de dados/internet. Se não ultrapassarmos o consumo base... é isso que se paga ao fim do mês.
Agora peguem noutro qualquer tarifário, dos outros telemóveis e com apenas 15€ façam uso da mesma quantidade de minutos e SMS e se atrevam a gastar 250Mb de internet/dados...


AppStore é a outra grande vantagem

Não esquecer, que depois de sincronizar e dos tarifários, a outra vantagem que o diferencia é a AppStore, onde se encontram imensas aplicações para aumentar as funcionalidades ao iPhone ou adicionar jogos, etc.
Podem ver pelo exemplo da recente publicidade "Lonely planet", e ver uma sugestão de uma aplicação bem útil.... e gratuita!!!



Se quer perceber um pouco mais ainda sobre o que entendo do iPhone 3G, consulte os seguintes artigos já publicados:

7 comentários:

Anónimo disse...

Bom post...sim senhor!

Quanto à minha experiência, posso dizer que a última factura do plano Vodafone Best iPhone 100, paguei cerca de 31 Euros, porque ao tarifário, temos que incluir as SMS para outras redes. Mesmo assim, eu tinha uma despesa mensal de 25 euros, no mínimo. Apesar dos 5 Euros em média que passei a pagar a mais, posso usufruir dos dados de forma tranquila, para utilização do mail, twitter e alguma navegação casual (com qualidade mínima).

Bruno Ramalho disse...

bom artigo! :D

Alexandra Paulo disse...

Muito bem, ora aqui está um artigo bem completo e onde deitas abaixo o meu telemóvel....... mas, tenho que dar o braço a torcer e dar-te razão.
Tenho um telemóvel com: 3G, MP3, MMS, SMS, video, fotografia e internet quando só uso simplesmente para chamadas normalissimas, porque não tenho ninguém para falar por 3G...é muuuuuito raro mandar MMS, porque para enviar fotos REALMENTE é por computador.....as fotografias que tira são de má qualidade.....a internet já tive mas foi um fiasco todo tamanho... enfim, o que vou aproveitando é o video, porque vou filmando os meus meninos...
E digo trocava À VONTADE pelo teu iPhone!!!!!
Aceitas?

:)

ArmPauloFerreira disse...

@ iPhil: Obrigado pelo teu comentário (tão raro por aqui). O tarifário que tenho é também o 100. Como os SMSs que mando são para pessoas da mesma rede e nunca chego sequer a 200 Mb de dados (aproveito mais as redes wi-fi casa-trabalho-conhecidos... o 3G é pouco invocado), como resultado tenho tido pela primeira vez na vida facturas iguais ao valor minimo. Até hoje só com o iPhone consegui isso!

@ naovouporai e iPhil:
Agradeço os elogios ao artigo... mas na verdade a maior parte do que aqui está publicado estav no artigo onde se comparava o iPhone a uma pedra, a um chuchu...
Na altura pareceu-me demais dizer ainda mais isto que aqui publiquei. Entretanto voltei a ver os rascunhos do arquivo do meu blogue e decidi publicar o assunto e mencionar apenas mais algumas observações.

ArmPauloFerreira disse...

@ Alexandra: Não o troco por nenhum Nokia topo de gama e junto com o teu.
O problema desse N81 é estar exposto ao comportamento do iPhone. E depois o Windows e a Nokia não saberem ambos fazerem software para gerir os conteúdos dentro dele. Enquanto isso o mesmo Nokia era gerido no Mac (com o software beta da Nokia sem falhas directamente do itunes, do iPhoto, da Agenda, etc). Continua a ser um telefone melhor que muitos por aí...

Olha... ficar sem o iPhone... daaaa-se!

Anónimo disse...

boas... mais um excelente artigo e que acarinho muito tanto pelo equipamento como pelo serviço que me tenho associado ultimamente a nível empresarial.

Quanto ao telemóvel é um exemplo básico do posicionamento da Apple, que é basicamente fazer o mesmo do que os outros, dando um enfoque especial não no hardware e capacidades, mas sim no que realmente interessa que é a interacção do utilizador com essas capacidades para poder cobrar um premium pelo produto como um todo. Faz assim tanto nos telemóveis como nos computadores!. No fundo posiciona-se num segmento, tentando dar algo mais do que os outros obtendo assim a desejada diferenciação positiva.

Quanto aos tarifários e suposto assassinato por parte dos operadores, não nos podemos esquecer que estamos a falar de redes novas, que ainda estão em expansão e o esforço financeiro de implementação é muito pesado. Se vos disser que mesmo com os preços praticados por megabite, em alguns casos a TMN perde dinheiro... não estou a mentir.

Quanto a tarifários "especiais", não é novidade. Já há coisa de dois anos que a venda de blackberrys tem um plano de dados anexo que apesar de oferecer apenas 100 megabytes, é mais que suficiente para quem vive do e-mail, não pelos e-mails fraquinhos, mas pela enorme capacidade de gestão, compressão e envio do e-mail que esta plataforma permite. Por exemplo se o vosso ecrã tem uma definição de 400 por 200, todas as fotos que vos são enviadas por e-mail são redimensionadas para esta definição, para que um mail de 20 Mb não ocupe este espaço no aparelho ou nas comunicações... a não ser que o utilizador peça para fazer o donwload completo, por exemplo para ver uma zona ao pormenor.
but I digress.

Eu (infelizmente) recebi um SEricsson p1i. O telefone é excelente, tem tudo e mais um par de botas, e são botas altas. No entanto... não era o que queria, daí dizer infelizmente. Ultimamente tenho apreciado bastante o esforço da HTC com o seu diamond e o touch flo 3d, e alteração de toda a interface do velhinho, realmente velhinho windows mobile... quanto a mim fizeram um milagre...estou ansioso para ver o htc HD... esse sim, um iPod killer... 2 anos depois de aparecer o primeiro ipod.

Infelizmente, para quem espera um iphone na TMN... o melhor é comprarem um na vodafone e pagarem o extra para o desbloquear... é que nem se vê a luz ao fundo do túnel numa negociação difíiiiiiiiicil... é que a TMN é uma formiga...

Quanto ao serviço ser caro... tudo o que seja suportado por uam rede de nova geração é sempre substancialmente mais caro do que as gerações anteriores... chama-se a isto skimming the market, e todos os negócios fazem-no. lançando séries especiais para cativar novos clientes... os moches, e afins são mesmo para isto... dar aos clientes mais apetentes a possibilidade de os usarem a custo baixo, num ambiente controlado.

ArmPauloFerreira disse...

@ JPCarvalhinho: Bom comentário e cheio de boas observações. Realmente é pena a TMN não ter também o iPhone... acredito que teria imensos adeptos se também estivesse disponível nessa operadora. Há que manter a fé...